Gin é o melhor framework para desenvolvimento de APIs rest?

Me acostumei a usar Gin para a maioria das minhas aplicações, mas, com isso, deixei de procurar outras alternativas.

Assim como Django é talvez o maior framework de desenvolvimento web para Python, consequentemente temos o Flask e FastAPI. Tomo o Gin como o maior, mas, quais seriam outras boas alternativas e o que normalmente é usado no mercado?

2 Likes

oi Boa tarde eu tenho utilizado o Go-Chi ele e bem performático ! e simples de usar vale da uma olhada

3 Likes

Já trabalhei com 3 frameworks/libs para APIs do Go, Gorila mux, gin e go chi. Das três a que eu mais curto é a go chi, ela é simples, rápida e como o amigo disse ali bastante empresas usam ela, vale a pena o estudo!

2 Likes

atualmente nos meu projetos eu estou usando o Go-chi mas também eu to pensando em criar algo com o Echo, se não conhece o Echo de uma olhada, acho que a doc dele é bem boa e vale apena dar uma olhada.

2 Likes

Eu costumo uar bastante o chi, q é mais uma lib de router do que um framework em si.
Acho q dizer qual o melhor framework, e falando em framework msm, é meio complicado, mas em questão de popularidade, acredito que o Gin, seja o mais conhecido na comunidade, tenho visto empresas usando ele. Como o @YlanzinhoY comentou ali em cima, tem o Echo, dei uma olhada, gostei bastante tbm. Se eu tivesse q apostar em framework, apostaria no Gin e no Echo, com mais fichas no Gin, por realmente estar vendo ele ser usado em empresas, ainda não vi o Echo sendo muito usado, pelo menos no Brasil.

Outra opção famosa é o Fiber, q atrai mta atenção pela performance e similaridade com o Express… PORÉM… o Fiber é baseado na biblioteca valyala/fasthttp e no início do README, eles deixam claro que pra maioria dos casos, é melhor usar o http/net do go(que frameworks como Gin e Echo usam), então caso opte pelo Fiber, recomendo a dar uma boa estudada se isso não pode te morder depois.

2 Likes